Folha de S. Paulo


Prefeitura de Ribeirão Preto quer captar água em mais 12 poços

A Prefeitura de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) solicitou neste ano a abertura de mais 12 poços de captação subterrânea para atender a demanda de consumo no município.

Para seis deles, já foi emitida licença de perfuração, concedida pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão do Estado. O município tem autorização para fazer uma nova perfuração apenas se for para substituir um poço antigo.

De acordo com o Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto), atualmente são produzidos 260 milhões de litros de água por dia nos 107 poços de captação em funcionamento no município.

Ainda segundo o Daerp, serão investidos R$ 110 milhões para a perfuração dos novos poços e a construção de mais reservatórios –atualmente são 68.

O departamento informou que os poços serão em áreas de grande concentração populacional. Os bairros não foram informados.

Conforme o Daee, a Prefeitura de Ribeirão terá ainda no próximo ano que regularizar a situação de 70 poços, que foram desativados, mas não tamponados –fechados para evitar o possível despejo de materiais.

Os poços foram desativados por causa de queda na produção nos últimos anos, mas não foram devidamente lacrados. A prefeitura terá seis meses para regularizar a situação.


Endereço da página: