Folha de S. Paulo


Cães e gatos de canil público morrem afogados após chuva em Matão (SP)

Dezessete animais –dez filhotes de cão, seis filhotes de gato e um cão adulto– do canil público de Matão (a 305 km de São Paulo) morreram afogados por uma inundação causada pela chuva que atingiu a cidade na terça-feira (4).

Não foi a primeira vez que o canil da cidade foi atingido por água. Em 2012, 20 animais morreram afogados no local após uma represa estourar na cidade. O canil fica na área de uma antiga pedreira, próximo a um rio.

A enxurrada que atingiu o local ocorreu após o transbordamento do rio São Lourenço. Segundo a Defesa Civil local, em quatro horas de chuva, foram registrados 230 milímetros. A água provocou estragos e a interdição da Rodovia Washington Luís.

No momento da chuva, o canil abrigava cerca de 200 animais, entre cães e gatos. O alambrado que cerca o espaço, feito de alvenaria, caiu. Os animais foram encontrados mortos em meio à lama e galhos de árvores.

Segundo a prefeitura, os animais menores e filhotes foram encaminhados para lares e abrigos temporários por meio de ONG. Os maiores continuarão no local, porém, em outro espaço improvisado pelos funcionários do local.

Um grupo organizou uma petição na internet solicitando à prefeitura que mude o canil de local. Até o momento, já são 1.065 assinaturas. A presidente da ONG Associação de Proteção e Bem-estar Animal São Francisco de Assis, Maria Solange Sola, solicitou a doação de uma área para a construção de um novo canil.

Em nota, a prefeitura informou que o prefeito Chico Dumont (PT) já autorizou a concessão de uma área do Executivo para fazer um novo canil, ainda sem data para começar. A assessoria informou ainda que a alteração do local já era estudada pela prefeitura.

Segundo Maria Solange Lopes, presidente da ONG Amigos da Mulekada, dos demais animais do abrigo, nenhum corre riscos. As ONGs aceitam doações para os animais, como shampo, remédios e cobertores.

"De tudo o que poderia ter acontecido, o estrago não foi tão grande. É claro que ninguém quer perder nenhum animal, mas quando chegamos, a água tinha subido e os filhotes não resistiram. Felizmente, não vamos perder nenhum outro mais", disse.


Endereço da página:

Links no texto: