Folha de S. Paulo


Em Bebedouro, rádio sorteia galões de água para ouvintes

Os moradores de Bebedouro (a 381 km de São Paulo), cidade que recebeu o nome por ser o ponto de parada de viajantes em busca de água no século 19, nunca imaginaram que uma promoção que sorteia galões de água faria sucesso no município.

A Rádio Bebedouro iniciou na semana passada uma promoção que irá sortear mil litros de água, divididos em 50 galões, para cinco ouvintes.

Há racionamento no município desde fevereiro.

O locutor Joaquim Moreira, 61, disse que a ideia surgiu diante da falta de água, o que nunca havia acontecido na cidade.

"Nossa cidade nunca teve preocupação com água, porque sempre a tivemos em abundância. Lancei a promoção e, em uma hora, 15 pessoas se inscreveram."

A expectativa de Moreira é que cerca de mil pessoas se inscrevam até o dia do sorteio, que será feito em 22 de dezembro, quando começa o verão.

"Com o auge do calor, a água vai ser o bem mais procurado", disse.

Formado pelos córregos da Consulta e do Retiro, o córrego Bebedouro está quase seco.

Isso porque 70% da água que abastece os mais de 77 mil habitantes é captada nos dois primeiros córregos. Com a seca, eles já baixaram cerca de 40 centímetros.

Com a chuva do último final de semana, a Prefeitura de Bebedouro suspendeu o terceiro racionamento deste ano, que vigorava desde o mês de outubro.

No entanto, se não chover até sexta (7), o corte deve ser retomado.

Moreira disse que inicialmente pretendia sortear os mil litros para um único ouvinte, mas mudou a promoção para 200 litros a cada sorteado para promover campanha de uso consciente.

"Não quero que usem água para lavar calçada ou carro, mas para tarefas essenciais."


Endereço da página: