Folha de S. Paulo


Governo estende desconto no ITBI até o final do ano em Ribeirão Preto

Para estimular o pagamento do ITBI (imposto que incide sobre compra e venda de imóveis), a Prefeitura de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) estendeu até o final do ano o desconto de 10% que é concedido, hoje, a quem paga o tributo.

Essa é uma das medidas adotadas pela prefeitura para minimizar os impactos causados pela queda na arrecadação de impostos e pela crise financeira, que inclui ainda economizar com gastos, de acordo com o secretário da Fazenda, Sérgio Nalini.

Conforme ele, a intenção é diminuir os contratos de gaveta e arrecadar mais. Para não ter que arcar com o imposto, muitas negociações não são registradas no cartório.

Quem optar por fazer o registro a partir de janeiro de 2015 perde o desconto, o que pode estimular os registros em 2014.

Só de ITBI, o município planejava arrecadar R$ 89,2 milhões durante os 12 meses deste ano, mas faltando apenas dois meses para acabar o exercício a cidade arrecadou apenas R$ 55,4 milhões.

"Fizemos reuniões para evitar desperdícios e discutir ideias para fazer economia", disse o secretário.

De acordo com ele, a pasta deve eliminar o papel dos processos. A intenção é que os documentos sejam digitalizados.

"Se der certo, podemos implementar em todas as secretarias", afirmou.

Ele disse que está "sendo um ano complicado" e que dívidas antigas causam um impacto ainda maior no balanço financeiro municipal.


Endereço da página: