Folha de S. Paulo


Vacinação contra a raiva atinge 31% da meta em Ribeirão Preto

O número de animais vacinados contra a raiva em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) entre o dia 18 de outubro e esta quarta-feira (29) atendeu 31% do pretendido pela prefeitura.

Até o dia 5 de novembro, a administração pretende que 50 mil cachorros e gatos, 80% do total estimado para Ribeirão Preto, estejam protegidos da doença.

As vacinações começaram em ações de bloqueio em áreas onde houve casos recentes de raiva na cidade. Neste ano já foram atendidos 15.887 animais.

No ano passado, Ribeirão Preto não cumpriu a meta de vacinação contra a doença. A Secretaria da Saúde também estipulou imunizar 80% dos animais domésticos, mas vacinou apenas 68%.

Ribeirão Preto registrou nove ocorrências de raiva em 2014. Em cachorros, foi detectada duas vezes –foram os primeiros casos no Estado de São Paulo desde 2012.

De acordo com a Prefeitura de Ribeirão, sete morcegos também foram diagnosticados com a doença.

A administração informou também que, por semana, envia uma média de 30 amostras de cães, dez de gatos e 20 de morcegos com suspeitas da doença para o Instituto Pasteur, que faz a vigilância da circulação do vírus.

Os postos de vacinação estão sendo montados diariamente em diferentes regiões do município.

Nesta quinta-feira (30), haverá 16 postos nas regiões norte e oeste da cidade.

A raiva pode ser transmitida ao homem e não tem cura conhecida. A transmissão se dá por meio da saliva.


Endereço da página: