Folha de S. Paulo


Prefeitura fará 'censo' para mapear buracos em Ribeirão Preto

Após 11 meses de operação tapa-buraco, a Prefeitura de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) vai fazer um 'censo' dos buracos da cidade.

O levantamento será realizado por meio um convênio com universidade locais para mapear a situação do pavimento de todas as ruas e estudar as alternativas.

Coordenado pelo professor José Leomar Fernandes Júnior, do departamento de Engenharia de Transportes da USP São Carlos, a pesquisa deve demorar um ano.

"Nosso trabalho vai analisar a situação de cada pavimento para que possamos apontar a melhor intervenção para o trecho. Para, assim, economizar recursos", disse.

Silva Junior - 29.out.2014/Folhapress
Carros e moto trafegam próximo de buraco na avenida Monteiro Lobato, em Ribeirão
Carros e moto trafegam próximo de buraco na avenida Monteiro Lobato, em Ribeirão

Iniciado em janeiro, depois de um ano sem ser feito, o serviço de tapa-buraco é alvo de críticas. Locais que já foram reparados voltaram a ter problemas e as principais vias continuam esburacadas.

Julio Curvo, associado do Observatório Social de Ribeirão Preto e um dos responsáveis pelo convênio, disse que a falta de gerenciamento da qualidade do que é feito compromete o resultado final.

"Todas as ações do poder público [para resolver o problema de buracos] chegaram a um ponto crítico. Sem fiscalização e sem o serviço adequado, não é possível cobrar uma eficiência", disse Curvo.

Segundo a secretária de Infraestrutura, Isabel de Faria, o levantamento será feito nos cerca de 30 mil quarteirões.

"Esse levantamento vai nos permitir fazer um planejamento não só de reparo, mas também de conservação. Hoje, o que a gente faz é só o emergencial", disse Isabel.

Para a secretária, o "grande vilão" da cidade para solucionar o problema são os vazamentos e redes do Daerp (departamento de água).

"As redes de esgoto, pluvial e de água são velhas, assim como a cidade, que tem mais de 150 anos. Está tudo envelhecido", disse Isabel.


Endereço da página: