Folha de S. Paulo


Após dois casos de raiva canina, Ribeirão inicia campanha de vacinação

Após confirmar dois casos de raiva canina, a Prefeitura de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) iniciou neste sábado (25) a campanha de vacinação contra a doença.

Os dois casos foram confirmados entre os dias 16 e 21 de outubro. A doença não era registrada em animais domésticos no Estado desde 2012.

No ano passado, Ribeirão não cumpriu a meta de vacinação contra a doença. A Secretaria de Saúde estipulou imunizar 80% dos animais domésticos, mas vacinou apenas 68% da população de cães e gatos.

Neste sábado, são 14 postos de vacinação das 11h30 às 18h30 nas regiões norte e oeste da cidade.

Também haverá postos de vacinação na segunda (27), nas regiões central e oeste; e na terça-feira (28), nas regiões leste e sul.

Márcia Ribeiro - 19.out.2014/Folhapress
Cães no bairro Jardim Salgado Filho 2, em Ribeirão, onde animal infectado com raiva ficava
Cães no bairro Jardim Salgado Filho 2, em Ribeirão, onde animal infectado com raiva ficava

O Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, da Secretaria da Saúde, decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a raiva depois da confirmação dos casos de raiva.

Inicialmente, a campanha estava marcada para o período de 3 a 14 de novembro.

Nas regiões onde os casos foram confirmados, já foram realizadas ações de bloqueio, com vacinação diretamente nas casas. As ações foram realizadas nos dias 18, 21 e 22.

A vacinação é gratuita e direcionada a cães e gatos.

A raiva pode ser transmitida ao homem e não tem cura conhecida. A transmissão é por meio da saliva, em casos de mordidas ou arranhões.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) também ampliou seu horário de atendimento para vacinação. A população pode levar os animais ao local entre as 7h e as 19h.

Os animais também podem ser vacinados nas cinco distritais do departamento de Vigilância em Saúde do município.


Endereço da página:

Links no texto: