Folha de S. Paulo


Suposto feto e tecidos humanos são encontrados em terreno público

Supostos tecidos humanos e um feto foram encontrados em um terreno público em Patrocínio Paulista (a 413 km de São Paulo), nesta terça-feira (21).

Os tecidos estavam dentro de potes de vidro e plástico com etiquetas que traziam os nomes da Santa Casa de Franca (a 400 km de São Paulo), médicos e pacientes e data de 2012, segundo a Polícia Civil.

O material foi encontrado por um menino de 10 anos. A criança contou à família sobre o achado e, na sequência, a mãe chamou a polícia.

Segundo a mãe do menino, a trabalhadora rural Elisangela Silva Soares, 38, o feto estava em um pote de plástico de sorvete. "Era uma menina e cabia na palma da minha mão", disse.

De acordo com o delegado Marcelo Rodrigues, que investiga o caso, o material foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Franca e ainda não há laudo que comprove se o material é realmente humano ou não, e que tenha saído da Santa Casa de Franca.

"Não é possível ainda acionar nenhuma das partes porque primeiro é preciso ter certeza da veracidade do material", disse.

A direção da Santa Casa de Franca foi procurada nesta sexta-feira (24) por e-mail e telefone da assessoria, mas até o início desta tarde não responderam o contato.

De acordo com o delegado Rodrigues, o autor do descarte poderá responder por crime contra a saúde pública.

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado) também acompanha a investigação.

O terreno onde o material foi encontrado é da Prefeitura de Patrocínio Paulista e deveria ser uma praça. No entanto, é usada de forma irregular para o descarte de materiais, como restos de construção civil.

O gerente interino da Cetesb de Franca, Alessandro Palma, afirmou que a Prefeitura de Patrocínio foi advertida em agosto deste ano sobre o descaso com a área. "De lá para cá, só teve retrocesso", disse Palma.

O diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Patrocínio, Rafael Koiti Kanazawa, afirmou que a limpeza do local foi iniciada nesta sexta-feira (24) e que a área está sendo cercada pela prefeitura.


Endereço da página: