Folha de S. Paulo


Idosa atropelada por ônibus em Ribeirão Preto terá braço amputado

A aposentada Maria Monteiro Alves, 76, atropelada nesta segunda-feira (20) em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) quando descia do ônibus em que estava, terá de amputar o antebraço direito.

A cirurgia será realizada na manhã desta quarta (22) no HC (Hospital das Clínicas) da USP Ribeirão.

Segundo familiares, a própria idosa disse que prefere ter o braço amputado do que ser submetida a cirurgias de enxerto. A sugestão dos médicos foi pela amputação, já que, para reverter o quadro, ela teria de passar por pelo menos cinco operações.

"Ela está consciente e disse que quer viver", disse Generosa Gonçalves de Oliveira Sousa, nora da aposentada.

O acidente aconteceu no Jardim Marquesi, por volta das 11h desta segunda. Segundo o filho da idosa Carlos Alves de Sousa, 46, ela disse que ficou com o braço preso na porta do ônibus, quando descia no ponto próximo à sua casa.

"Todo mundo que estava dentro do ônibus começou a gritar, mas o motorista abriu a porta e continuou andando", disse. A roda passou por cima do braço da mulher.

Sousa disse que a mãe voltava do posto de saúde, onde tinha uma consulta marcada. Mas afirmou que ela costumava andar de ônibus sozinha.

A família, segundo ele, entrará na Justiça contra a empresa que faz parte do consórcio Pró-Urbano, responsável pelo transporte público na cidade. "Não queremos que isso aconteça com outras pessoas", disse o filho.

A concessionária informou, por meio de assessoria de imprensa, que se colocou à disposição da família, inclusive para ajudar financeiramente no tratamento médico. Informou ainda que o motorista foi afastado e que está em "choque".


Endereço da página:

Links no texto: