Folha de S. Paulo


Daerp recorre a empresa para consertar vazamentos de água em Ribeirão

O Daerp (departamento de água e esgoto) de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) informou que irá contratar, em até um mês, uma empresa para consertar os vazamentos de água no município.

Atualmente, a cidade acumula mais de 2.500 pedidos de consertos, segundo a direção do órgão.

"As equipes do Daerp não dão conta de realizar todos os serviços. Até porque, em alguns locais, a rede é muito velha e com problemas", disse a prefeita Dárcy Vera (PSD).

Segundo relatório do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), do Ministério das Cidades, Ribeirão perde 23% de toda a água que capta.

São cerca de 21 milhões de metros cúbicos perdidos com vazamentos.

De acordo com Marco Antonio, superintendente do Daerp, a empresa será contratada para executar serviços por um ano, com previsão de custo de R$ 15 milhões.

"Temos uma demanda reprimida para esse tipo de conserto que é muito grande. Nossas equipes realizam de 60 a 70 consertos por dia, mas mesmo assim não consegue atender todos", disse Silva.

A empresa, segundo Silva, deve resolver o problema crônico de vazamentos e, depois, os funcionários do Daerp farão a manutenção.

Ainda de acordo com o superintendente, até o final do ano, o Daerp deve contratar obras de reforma na rede de distribuição de água para controlar a pressão e evitar novos vazamentos.

As obras também devem incluir a substituição de 25 mil metros de tubulação da rede de água.


Endereço da página: