Folha de S. Paulo


Fazer humor nunca foi tão fácil como agora, diz Pelicano

Há 36 anos trabalhando como cartunista, César Augusto Vilas Boas, 62, o Pelicano, diz que fazer humor nunca foi tão fácil como hoje.

"A política nos traz situações cada vez mais absurdas, mas descabidas", disse. "É muito fácil encontrar material para fazer piada."

O cartunista irá apresentar seus trabalhos em uma exposição na regional de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo a partir do dia 21. Os 21 cartuns foram selecionados pelo próprio Pelicano.

Foram escolhidos trabalhos recentes, com temas como a falta de água em São Paulo, o horário eleitoral gratuito e a legalização da maconha no Uruguai.

"Pensei em trabalhos com temas mais leves, para fugir um pouco da discussão sobre política", afirmou. "A crise da água, por exemplo, sempre rende bons cartuns críticos", afirmou Pelicano, que mora e trabalha em Ribeirão Preto.

Divulgação
Charge de Pelicano que estará em exposição no Sindicato dos Arquitetos de Ribeirão Preto
Charge de Pelicano que estará em exposição no Sindicato dos Arquitetos de Ribeirão Preto

O artista, irmão do também cartunista Glauco, assassinado em 2010, disse que pretende fazer charges sobre ecologia e preparar uma grande exposição sobre os quase 40 anos de sua carreira.

"Há 36 anos faço charges quase que diariamente e pretendo continuar fazendo. Enquanto tiver humor, vai ter cartum. Preciso de alguém para me ajudar a selecionar alguns cartuns, porque a gente sempre tem alguns preferidos", afirmou.

De acordo com Maurílio Ribeiro Chiaretti, presidente estadual do sindicato, a exposição é uma forma de aproximar a sociedade da cultura.

"Queremos trazer outras atividades culturais para cá, como música e artes plásticas", disse Chiaretti. "A mostra de charges é interessante por ser, ao mesmo tempo, uma arte popular e crítica."

A expectativa do sindicato é de que ao menos mil pessoas visitem a exposição, que será gratuita.

De acordo com Chiaretti, além das atividades culturais no sindicato, também serão promovidas palestras e debates sobre habitação, planejamento urbano e arquitetura.

SERVIÇO

Onde - rua João Penteado, 220, Jardim América
Horário - das 9h às 17h
Quando - de 21/10 a 15/11
Informações - (16) 3421 9870


Endereço da página: