Folha de S. Paulo


Umidade do ar deixa Ribeirão em estado de alerta pelo terceiro dia

Pelo terceiro dia consecutivo, a baixa umidade relativa do ar deixou Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) em estado de alerta.

Neste domingo, às 15h, o índice registrado foi de 13,5%, de acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), da Secretaria de Estado da Agricultura.

Foi o menor índice do dia registrado até o momento. Às 15h os termômetros marcavam 35,7ºC.

Nesta sexta-feira (10) e sábado (11), o município já havia registrado índices de umidade baixos.

Não chove na cidade há 11 dias e não há previsão de chuvas até o próximo domingo (19), de acordo com a Defesa Civil do Estado.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), quando a umidade estiver abaixo de 20%, é necessário cuidado especial com a hidratação.

Deve-se evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações e usar soro fisiológico para combater o ressecamento nas narinas e olhos.

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.


Endereço da página:

Links no texto: