Folha de S. Paulo


Baixa umidade do ar põe Ribeirão Preto em estado de alerta

Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) entrou em estado de alerta na tarde desta sexta-feira (10) por causa da baixa umidade do ar.

Sem registrar chuva há nove dias, segundo os dados da Defesa Civil do Estado, a umidade na cidade atingiu 13,8%, às 15h, de acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), da Secretaria de Estado da Agricultura.

Conforme recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Prefeitura de Ribeirão Preto retirou da rua os servidores que fazem serviço externo, como a equipe de controle de vetores.

Segundo a OMS, quando a umidade estiver abaixo de 20%, é necessário cuidado especial com a hidratação. Deve-se suprimir exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e 16h, evitar aglomerações e usar soro fisiológico para combater o ressecamento nas narinas e olhos.

O estado de alerta compreende umidade relativa do ar 12% e 19%. Abaixo de 12%, a situação é de emergência.

O tempo seco, no entanto, deve continuar neste sábado (12). A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta temperatura máxima de 36ºC e ausência de chuva.

A temperatura sobe mais ainda no domingo (13) e chega a 37ºC e 38ºC na segunda (14) e terça (15). Não há previsão de chuva no período.


Endereço da página: