Folha de S. Paulo


Investigação sobre morte de paciente em Ribeirão Preto levará seis meses

A sindicância da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) para apurar a denúncia de negligência médica na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) no caso envolvendo o caminhoneiro Fernando Garcia, 55, deve levar seis meses para ser concluída.

A previsão foi feita pelo secretário da pasta, Stenio Miranda.

Garcia morreu no último sábado (4). No dia 29 de setembro, ele teve de retirar o rim direito após complicações causadas por uma infecção não identificada em quatro consultas feitas na UPA.

O atestado de óbito entregue indica como causa da morte choque séptico.

O Cremesp (Conselho Regional de Medicina) também enviou à sua sede um pedido de abertura de sindicância.

Nesta terça-feira (7), o secretário da Saúde mudou seu gabinete para a unidade.

Edson Silva/Folhapress
Secretário da Saúde de Ribeirão, Stenio Miranda, caminha por corredor da UPA na manhã desta terça (7)
Secretário da Saúde de Ribeirão, Stenio Miranda, caminha por corredor da UPA na manhã desta terça (7)

Segundo Miranda, um dos seus objetivos com a mudança foi apoiar a equipe da unidade, que ficou "negativamente exposta" com a denúncia de suposta negligência.

Outro motivo foi ouvir a população. Miranda disse que, entre 8h e 10h desta terça, circulou pela UPA, acompanhado de um dos filhos de Garcia, Rafael, e ouviu reclamações e elogios de pacientes.

"A principal reclamação é sobre demora no atendimento", disse Miranda. Outra reclamação comum entre os pacientes é sobre falta de atenção no atendimento.

"Você entra no consultório e eles [os médicos] só ficam mexendo no celular", afirmou a balconista Ana Carolina Aparecida de Oliveira, 22, que esperou mais de 30 minutos para ser atendida.

"Hoje [terça, 7] até que está indo mais rápido porque o secretário está aqui, mas já esperei mais de três horas na pediatria", disse a estudante Patrícia Vaz Pereira, 35.

A estudante estava com seu filho de 7 anos doente e esperou duas horas para receber atendimento.


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