Folha de S. Paulo


Azul recua e diz que manterá voos em Araraquara

A companhia aérea Azul recuou da decisão anunciada em setembro de suspender os voos no aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em Araraquara (a 273 km de São Paulo).

O anúncio feito no mês passado dizia que a companhia aérea suspenderia as operações na cidade devido ao baixo fluxo de passageiros e que seu último voo seria no dia 3 de novembro.

Após a ampliação do terminal de passageiros do aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em dezembro do ano passado, a Azul passou a operar a rota entre Araraquara e Campinas.

Nos seis anos anteriores, o aeroporto operou só com aviação executiva.

As obras, com investimento de R$ 7,4 milhões, foram feitas pelo Estado, com contrapartida de R$ 500 mil da prefeitura. Com a obra, o terminal de passageiros passou de 210 metros quadrados para 1.600 metros quadrados.

No entanto a partir de abril o número de passageiros no terminal começou a cair.

Edson Silva - 12.dez.2013/Folhapress
Avião da Azul durante chegada ao aeroporto Bartholomeu de Gusmão em 2013, em Araraquara
Avião da Azul durante chegada ao aeroporto Bartholomeu de Gusmão em 2013, em Araraquara

Em março, atingiu 6.409 passageiros, mas em agosto caiu para menos da metade, 3.438, segundo dados do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).

A Prefeitura de Araraquara informou que chegou a intervir na decisão da companhia e fez reuniões com a direção da companhia.

Segundo a Azul, uma medida provisória que está em tramitação no Congresso Nacional e que propõe um programa de estímulo à aviação regional pode tornar a operação no município economicamente viável, caso seja aprovada.

A medida será votada no dia 21 de novembro.


Endereço da página: