Folha de S. Paulo


Eleitor deverá votar em 45 segundos, prevê simulação em Ribeirão Preto

Os eleitores de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) deverão demorar 45 segundos para votar no domingo, conforme simulação da Justiça Eleitoral da cidade.

Com 995,9 mil eleitores nos quatro maiores municípios da região, a Justiça Eleitoral intensificou nesta semana o esquema para a votação no primeiro turno.

Como são cinco votos (presidente, governador, senador e deputados estadual e federal), com quantidades diferentes de dígitos, a orientação para que o voto não demore –e provoque filas– é para que o eleitor leve uma "cola" com os números dos candidatos escolhidos.

As urnas já foram lacradas e preparadas para serem levadas às escolas e aos pontos de votação no sábado (4).

"Se o eleitor não votar corretamente, a urna não é liberada para o seguinte. E o mesário, por sua vez, não pode ajudar", disse o juiz eleitoral da 108ª zona de Ribeirão, Heber Mendes Batista.

Franca, Ribeirão, São Carlos e Araraquara têm, juntas, 2.700 urnas, que serão instaladas em 294 locais.

Em Ribeirão Preto, juízes e representantes da Polícia Militar se reuniram para falar das medidas de segurança e evitar a boca de urna.

Neste ano, na central de flagrantes da Polícia Civil, haverá uma equipe que cuidará de todas as ocorrências eleitorais. "Adotamos neste ano para não sobrecarregar as delegacias", disse Batista.

A propaganda na TV e no rádio acaba nesta quinta (2). As demais formas de campanha –carreatas, passeatas e cavaletes– poderão ser usadas até sábado, às 22h.

VOTO EM TRÂNSITO

Pela primeira vez a cidade terá o voto em trânsito, quando o eleitor pode votar fora de sua cidade.

Foram cadastrados 1.524 eleitores para o primeiro turno e 1.484 para o segundo. Para isso, foram abertas três seções, no colégio Metodista. Esses eleitores poderão votar somente para presidente.


Endereço da página: