Folha de S. Paulo


'Cadeiraço' suspende aulas na Unesp de Franca pelo 2º dia consecutivo

Estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Franca (a 400 km de São Paulo) realizaram pelo segundo dia consecutivo um "cadeiraço" no campus da cidade para impedir o reinício das aulas na instituição nesta terça-feira (23).

O movimento, que começou na segunda-feira (22), tem objetivo de pressionar a instituição a atender reivindicações dos alunos, entre elas a ampliação dos auxílios concedidos aos universitários –como moradia estudantil e ajuda de custo na alimentação e transporte.

As aulas não ocorrem porque cadeiras foram dispostas em corredores e em frente às salas de aula.

Segundo o estudante Andreas Paiva, 22, do Centro Acadêmico de Direito, não há prazo para que a manifestação termine. A decisão de interromper as aulas foi tomada durante uma assembleia estudantil feita na segunda.

As aulas estavam previstas para começar na segunda-feira (22), após a maior paralisação da história da instituição, que terminou na última sexta-feira (19).

"As reivindicações dos estudantes não foram discutidas. Foram contemplados apenas os pedidos dos professores e dos servidores, mas a pauta dos alunos não foi negociada", disse Paiva.

Ele afirmou que alguns eventos acadêmicos e de grupos de extensão estão ocorrendo à noite nas salas porque já haviam sido previamente marcados. De acordo com o aluno, o movimento não quer prejudicar essas atividades. A restrição ocorre apenas em relação às aulas.

A Unesp de Franca tem 1.821 estudantes distribuídos nos cursos de direito, história, relações internacionais e serviço social.

A assessoria de imprensa da Unesp informou que cerca de 30 alunos participam da manifestação.

Apontou ainda que a direção da instituição solicita aos estudantes que não queiram aderir à paralisação que compareçam nas assembleias estudantis para marcar seu posicionamento.

A Unesp informou também que as reivindicações feitas pelos alunos estão sendo "devidamente discutidas e encaminhadas pela instituição".


Endereço da página: