Folha de S. Paulo


Adeptos do 'longboard' vivem entre a adrenalina e o perigo em Ribeirão

Em cima de um skate desde os 14 anos, Raphael Lopes Barbosa, 32, não para de falar do "companheiro". Há 38 dias se recuperando do acidente que o deixou 14 dias em coma, o rapaz ressalta –para desespero da mãe– que voltará ao esporte.

A relação entre perigo e paixão pelo skate, sobretudo o "longboard", está presente na vida da maioria dos praticantes. Assim como a coleção de tombos e contusões.

O "longboard" é uma variação do skate mais popular. Com prancha e rodinhas maiores, o equipamento dá mais estabilidade e permite ao dono atingir maiores velocidades sem travar as rodas.

Na falta de local específico para a prática do esporte, em que um atleta chega a atingir 110 km/h, adeptos procuram regiões com ladeiras.

O uso de equipamentos de segurança é quase obrigatório entre a tribo: capacete, luva, joelheira, cotoveleira.

No caso de Barbosa, o equipamento fez falta em 11 de agosto. Ele descia a avenida da Saudade, em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) à noite, quando um carro surgiu de uma rua transversal.

Edson Silva/Folhapress
Praticantes do 'longboard', uma das variações do skate, durante descida em Ribeirão
Praticantes do 'longboard', uma das variações do skate, durante descida em Ribeirão

Segundo a mãe dele, Erceli Lopes Dutra, 51, o rapaz ficou 32 dias em um hospital, parte em coma.

Barbosa disse que pensa em voltar a andar de skate e que assim que estiver recuperado tentará novamente.

É cada vez maior o número de praticantes ou interessados. São centenas de jovens que se reúnem geralmente aos finais de semana, no bairro Alphaville, em construção.

O amigo de Barbosa, o praticante Guilherme Dall Agnol conta que a adrenalina torna o esporte irresistível.

Gustavo Lisa Almeida, 22, praticante há três anos, disse que, apesar de ser fã da adrenalina das descidas, o skate maior tem um caráter mais "democrático", por permitir que várias pessoas, com pesos e idades diferentes, possam praticar o esporte em virtude da maior estabilidade na prancha.


Endereço da página: