Folha de S. Paulo


Ribeirão Preto ganhou importância com a expansão do café

Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) ganhou importância nacional com a expansão do café, a partir da segunda metade do século 19.

Foi o ciclo cafeeiro que propiciou a instalação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro na cidade. A linha férrea alavancou as exportações do café, chamado na época de "ouro verde".

A Mogiana tinha sua principal estação em Ribeirão, na avenida Caramuru, onde funcionou por um ano, e depois foi transferida para as margens do ribeirão Preto.

Foram as fazendas cafeeiras também as responsáveis pelo aumento populacional e o surgimento de prestadores de serviços e comércios.

Em 1920, auge da produção, Ribeirão era responsável por 30% do café produzido no país –motivo pelo qual a cidade recebeu o apelido de "Califórnia do Café".

O setor entrou em decadência após a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929. A crise provocou a erradicação das lavouras e a diversificação da economia, o que abriu espaço para a cana-de-açúcar.

Reprodução
Terreiro de café de fazenda em Dumont, em 1902
Terreiro de café de fazenda em Dumont, em 1902

Endereço da página: