Folha de S. Paulo


Fogo destrói 70 hectares de área de preservação na região de Ribeirão

Um grande incêndio, que começou na última terça-feira (9), e ainda não encerrado, já destruiu cerca de 70 hectares de uma área de preservação permanente entre Monte Alto (a 356 km de São Paulo) e Taquaritinga (a 334 km de São Paulo).

O incêndio começou em Monte Alto, perto da rodovia Doutor Adail Nunes da Silva. Nesta sexta-feira (12), chegou à Taquaritinga, atingindo a Serra do Jaboticabal. O local possui uma rampa, onde são feitos voos de planador.

A área, além de abrigar diferentes espécies do cerrado e animais, como onças pardas, também é de recarga do aquífero Guarani.

Além de homens do Corpo de Bombeiros dos dois municípios, atuam no combate ao incêndio funcionários de usinas e membros de defesas civis.

De acordo com os Bombeiros, não é possível saber como o fogo começou.

Em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), 46% da Mata de Santa Tereza foi destruída por um incêndio que durou três dias, segundo o Instituto Florestal.

A recuperação deverá custar cerca de R$ 500 mil.

A mata é considerada a principal área verde do município e possui espécies raras de plantas e animais, além de ser alvo de pesquisas.


Endereço da página:

Links no texto: