Folha de S. Paulo


Cidades da região de Ribeirão Preto ampliam racionamento de água

Devido à estiagem prolongada e a ocorrência de queimadas durante o final de semana, ao menos três cidades da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) ampliaram o racionamento de água.

Focos de incêndio registrados no sábado (23) e no domingo (24) próximos a Bebedouro fizeram com que o consumo de água no município subisse, deixando o nível do CAP 1 (estação de captação de água) abaixo do necessário para o bombeamento.

Por isso, a cidade ampliou o horário de racionamento. O corte, desde segunda-feira (25), passou a ser das 10h às 16h. Antes, começava às 13h.

"Todo o mundo lavou as calçadas e os quintais no final de semana para limpar a fuligem das queimadas. Foi uma situação atípica de queimadas, choveu fuligem na cidade e piorou ainda mais nossa situação", disse Gilmar Feltrin, diretor do serviço de água e esgoto da cidade.

Em Tambaú, os moradores que ficavam 17 horas com água e 48 horas sem tiveram o período de abastecimento reduzido para 15 horas.

No entanto, a prefeitura informou que todos os dias uma equipe técnica avalia o nível do reservatório para verificar as condições de abastecimento. Por isso, é possível que alguns bairros fiquem sem água por mais tempo.

Edson Silva/Folhapress
Represa com 20 centímetros de profundidade no município de Santa Rita do Passa Quatro
Represa com 20 centímetros de profundidade no município de Santa Rita do Passa Quatro

Segundo a prefeitura, caso o nível do reservatório, que está próximo a um metro de profundidade, alcance 90 centímetros, não será mais possível bombear água.

Em Casa Branca, que desde maio realiza corte de água das 6h às 21h, o abastecimento durante a noite passou a ser alternado entre os bairros.

De acordo com Luiz Carlos Fernandes Bueno, diretor do departamento de água, o abastecimento será feito de acordo com a capacidade das estações de tratamento, abastecidas por oito poços artesianos e pelo rio Lambari.

"Se não tivermos chuvas nos próximos cinco dias, vamos precisar ampliar ainda mais o racionamento. A situação está crítica, nosso reservatório está com um terço da capacidade para o período."

LIMITE

Santa Rita do Passa Quatro também deve ampliar o racionamento, que é feito desde o dia 2 de julho. O reservatório do Passa Quatro está com nível de 20 centímetros, quando o normal para o período é de um metro.

O município "importa" água de uma represa particular desde maio. Se não chover em uma semana, porém, a cidade irá ampliar o corte de água, que atualmente ocorre por dez horas.

João Alex Baldovinotti, diretor do departamento de Infraestrutura, disse que a água da represa particular é enviada para o reservatório da cidade, mas não é suficiente para aumentar o nível.

"O reservatório está quase completamente seco. Não queremos ampliar o racionamento, mas não teremos mais opção em alguns dias."


Endereço da página: