Folha de S. Paulo


Instituição vai fiscalizar tratamento dado aos animais na Festa do Peão de Barretos

A PEA (Projeto Esperança Animal), instituição que atua no combate a maus tratos contra animais, vai enviar um de seus integrantes à Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (a 423 km de São Paulo), que começou na quinta-feira (21) e vai até o domingo (31).

Carlos Rosolen, diretor-geral do projeto, disse que a ONG envia um fotógrafo todo ano para o evento com objetivo de flagrar imagens que comprovem os danos físicos a que os animais são submetidos.

"Sempre buscamos evidências em fotos, que são usadas em campanhas para conscientização. Também pretendemos apresentar as imagens à Justiça", disse Rosolen.

Ele afirmou que a PEA está sendo processada por organizadores de rodeios, e por isso, os "flagrantes" podem ser usados como defesa da entidade na Justiça.

"Entendemos que não tem que usar animais [em competições], e ponto final. A sedém [tipo de corda que intensifica os pulos dos touros em provas de montaria] machuca, espora machuca, usar choque para o manejo dos animais machuca", disse.

"Precisamos mostrar que ninguém precisa disso [usar animais em rodeios] para viver", afirmou Rosolen.

'BONS TRATOS'

Em nota, o grupo Os Independentes, que organiza a festa de Barretos, informou que as competições ocorrem de maneira que seja garantido o bom trato aos animais. Citou ainda que todas as provas são acompanhadas por veterinários.

"Desde a entrada no Parque do Peão até o final da montaria, os animais são acompanhados por equipe treinada para priorizar o bem-estar. O animal é tratado como um atleta, recebendo alimentação balanceada e passando por exames. Além disso, os instrumentos utilizados no manejo e durante a montaria são autorizados por lei", diz a nota.

O grupo também informou que convida entidades de proteção aos animais para acompanhar os trabalhos nos bretes –onde ficam os animais antes de entrar na arena.


Endereço da página:

Links no texto: