Folha de S. Paulo


Cai o número de passageiros no aeroporto de Riberão Preto

O número de passageiros transportados pelo aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), cresceu em julho em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, porém, o volume de passageiros continua em queda, segundo os dados do governo do Estado.

A alta no mês de julho foi de 20%. Foram 96.659 passageiros, ante 80.846 em junho. Já nos sete primeiros meses do ano, a queda no número de passageiros é de 8% na comparação com 2013.

Editoria de Arte/Folhapress

Segundo dados do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), 584.992 passageiros embarcaram ou desembarcaram em 2014 no aeroporto de Ribeirão. Em 2013, foram 637.525 pessoas.

Na região, o Leite Lopes é o terminal que teve a maior queda no período. São Carlos (a 232 km de São Paulo) e Araraquara (a 273 km de São Paulo) tiveram aumento, e Franca (a 400 km de São Paulo) teve queda de 1%.

O resultado só não foi maior que o registrado em abril, quando a queda foi de 9% a menos do que no mesmo período em 2013.

Segundo o chefe do departamento de engenharia aeronáutica da USP São Carlos, Fernando Martini Catalano, um dos motivos para a queda é a reorganização do espaço aéreo na região.

Edson Silva - 15.jul.2014/Folhapress
Passageiros embarcam no aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto
Passageiros embarcam no aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto

Segundo Catalano, algumas conexões foram desviadas do Leite Lopes por causa da Copa do Mundo, porém, não houve mudança drástica. "Esta queda é considerada mínima", afirmou.

A Azul Linhas Aéreas, que opera no terminal, informou em nota que o fluxo de passageiros no Leite Lopes está dentro das expectativas.

Já a TAM, que também opera no aeroporto, não quis comentar a queda no número de passageiros transportados. A Passaredo Linhas Aéreas foi procurada pela Folha, mas não respondeu aos contatos da reportagem.


Endereço da página: