Folha de S. Paulo


Palco caipira veta uso de instrumentos eletrônicos no Parque do Peão

O palco "Raízes", um dos cinco existentes no Parque do Peão de Barretos (a 423 km de São Paulo), que abriga a Festa do Peão de Boiadeiro, veta o uso de qualquer instrumento eletrônico, como teclado.

O objetivo do palco é manter viva a cultura caipira, com apresentações de duplas sertanejas com músicas tradicionais, ao estilo das compostas e cantadas pela dupla Tião Carreiro & Pardinho.

Os shows obrigatoriamente devem ter violas.

Divulgação
A dupla sertaneja Tião Carreiro & Pardinho, homenageada em palco de música raiz em Barretos
A dupla sertaneja Tião Carreiro & Pardinho, homenageada em palco de música raiz em Barretos

O Espaço Culturando é outro local dedicado a atividades que resgatam a cultura. A área fica na feira comercial do parque e contará com 98 apresentações, que vão desde a "música raiz" até hip hop e música afro. Haverá também oficinas de dança e pintura.

O diretor cultural do Os Independentes, Ricardo Batista da Rocha, disse que a intenção é mostrar ao público a importância da cultura caipira brasileira, com o objetivo de resgatar as tradições do campo.

"Não temos apenas o sertanejo universitário na festa, há também muitas músicas antigas, de raiz, que são valorizadas no evento, além de outras atividades", disse.

Outro ponto com o objetivo de preservar as tradições é o concurso da "Queima do Alho", que reproduz os costumes das refeições preparadas pelas comitivas de gado pelo interior do Brasil.

Disputam o título de "melhor comida do peão do estradão" representantes de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. A competição ocorre no dia 30 de agosto, no rancho Ponto de Pouso.

Um júri técnico define quem faz a melhor comida. Também no dia 30 acontece o concurso de berrante, que é usado pelos peões para "chamar" o gado quando ocorre o transporte de animais.


Endereço da página: