Folha de S. Paulo


São Paulo Companhia de Dança abre festival com balé clássico em Ribeirão Preto

Depois de provocar filas de dobrar quarteirão com a estreia da sua temporada 2014 na capital, com o espetáculo de dança contemporânea "Petite Mort", do tcheco Kylián, a São Paulo Companhia de Dança abre o Festival Nacional Dança Ribeirão, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), neste domingo (10).

A companhia apresenta no Theatro Pedro 2º, a partir das 19h, uma apresentação de balé clássico que foi incluída em seu repertório em 2012.

No espetáculo, bailarinos apresentam uma relação apaixonada em um "pas-de-deux" –dança interpretada por um casal– inspirado na história de "Dom Quixote", do espanhol Miguel de Cervantes.

Os dançarinos interpretam o casal apaixonado Kitri (pela bailarina Thamiris Prata) e Basílio (interpretado pelo bailarino Diego de Paula).

Este mesmo número foi apresentando pela companhia na Virada Cultural Paulista em 2013, no palco Praça das Artes, na avenida São João, centro da capital.

Segundo Inês Bogéa, diretora da companhia, o número que abre o festival de Ribeirão demonstra o virtuosismo da dança clássica.

Um exemplo é um dos passos executados pela bailarina Thamiris durante a apresentação, em que ela gira 32 vezes seguidas na ponta de um dos pés.

"É um momento muito esperado por aqueles que conhecem o balé", disse Inês. "Em algumas vezes, a plateia acompanha batendo palma no ritmo da dança até o fim do número."

Esta será a segunda vez que a companhia se apresenta no festival de Ribeirão Preto, que chega neste ano à sua 17ª edição. A primeira participação foi em 2012.

"Ribeirão Preto é uma cidade que valoriza a arte da dança. Será um grande prazer para a companhia subir novamente ao palco do Theatro Pedro 2º."

O festival é realizado neste e no próximo fim de semana com companhias da região, que apresentarão estilos que vão do clássico ao moderno.

O Dança Ribeirão tem apresentações nesta segunda-feira (11) e no dia 17, com início às 19h, e no dia 18, com início às 11h30, no Pedro 2º.

Em todos os dias, os ingressos custam R$ 15.

As demais companhias selecionadas para o festival de Ribeirão apresentarão coreografias de balé clássico, dança de salão, do ventre e de rua, jazz, contemporâneo e sapateado.


Endereço da página: