Folha de S. Paulo


Ribeirão Preto deixa de emitir certificado de febre amarela para 'forasteiro'

A partir desta quinta-feira (1º de agosto), moradores de fora de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) não poderão mais tirar o Civip (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia) na cidade.

O certificado é exigido para entrada de turistas em países como Camarões, Equador e Guiana Francesa, e comprova que a o viajante foi vacinado contra a febre amarela.

Segundo a assessoria da Prefeitura de Ribeirão Preto, o motivo é o grande volume de turistas de outras cidades que procuraram o serviço no município.

De acordo com a assessoria, a alta procura dificultava o atendimento aos moradores da cidade. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que a decisão compete ao município.

Ainda segundo a prefeitura, apenas os moradores de Ribeirão Preto que apresentarem um documento de comprovação de residência poderão retirar o Civip.

"Temos muitas agências de turismo no município e muitos viajantes, e não estamos conseguindo atender a todos", disse, em nota, a enfermeira Larissa Gerin, coordenadora do Programa de Imunização.

Para conseguir o certificado, o interessado precisa tomar a vacina em qualquer unidade de saúde e posteriormente agendar a retirada do certificado com a Secretaria da Saúde pelo email: civribeirao@saude.pmrp.com.br.

A emissão é gratuita.


Endereço da página: