Folha de S. Paulo


Batatais (SP) muda regras depois de falhas no controle da merenda

A Prefeitura de Batatais (352 km de São Paulo) anunciou nesta segunda-feira (28) mudanças no controle da distribuição de alimentos e na produção de refeições na Cozinha Piloto da cidade.

As alterações foram anunciadas pelo prefeito Eduardo Oliveira (PTB) após a conclusão de uma sindicância aberta pelo município para apurar eventuais irregularidades no setor. A entrevista coletiva foi realizada em seu gabinete na prefeitura.

De acordo com a própria prefeitura, a denúncia era de que servidores públicos, secretários e até vereadores estariam retirando alimentos e refeições da Cozinha Piloto para uso particular.

A Promotoria e a Polícia Civil investigam o caso. A Câmara também apura.

Edson Silva/Folhapress
O prefeito de Batatais, Eduardo Oliveira (PTB), durante entrevista nesta segunda-feira (28)
O prefeito de Batatais, Eduardo Oliveira (PTB), durante entrevista nesta segunda-feira (28)

Oliveira admitiu que houve falhas no controle da Cozinha Piloto, mas negou o uso particular dos produtos por parte de funcionários, secretários e vereadores.

Ele disse que na Cozinha eram feitas refeições para a merenda escolar, para assistidos por entidades assistenciais, servidores e atletas.

O prefeito afirmou que os alimentos usados para fazer as refeições, apesar de ocuparem o mesmo espaço, eram adquiridos por orçamentos diferentes, de cada secretaria. Os produtos armazenados num mesmo lugar dificultavam o controle interno.

Agora, a Cozinha Piloto ficará responsável apenas pela produção da merenda.

O setor passará por reforma e terá controle digital para melhorar a fiscalização.

O prefeito também anunciou que uma funcionária foi suspensa por 15 dias porque levou um móvel da cozinha para sua casa. O nome dela não foi divulgado.


Endereço da página:

Links no texto: