Folha de S. Paulo


Região de Ribeirão Preto lidera alta de roubos no interior de São Paulo

A região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) foi a que registrou a maior alta no número de roubos entre as regiões mais populosas do interior de São Paulo no primeiro semestre deste ano.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública na última sexta-feira (25) e mostram que as 93 cidades da região registraram alta de 25,9% no total de roubos comuns (a casas, pessoas e comércios).

Foram 5.516 casos registrados de janeiro a junho deste ano, e 4.378 em 2013. É a maior variação entre as regiões mais populosas do interior.

Na região de Campinas, por exemplo, o aumento foi de 15%. Em Bauru, 11%; Piracicaba, 7%; e Sorocaba, 5%.

A região de São José dos Campos teve queda de 45% nos registros de roubos.

Outro índice que a região de Ribeirão lidera é a quantidade de roubos de veículos. É, também, a maior alta entre as regiões com o maior número de habitantes do interior de São Paulo: 59%.

Foram 758 casos nos primeiros seis meses de 2013 e 1.206 neste ano. Outras regiões tiveram aumentos menores –e até se registrou queda em uma delas: Sorocaba (25%), São José dos Campos (13%), Piracicaba (12%), Bauru (10%) e Campinas (-5%).

Em nota, a PM informou que tem buscado, "de maneira incansável", atuar no policiamento preventivo de forma inteligente, agindo nos locais e horários onde há maior incidência de crimes.

Sobre a alta maior de roubos, citou que a região de Ribeirão tem maior número de cidades (93) na comparação com outras regiões. Diz que, a região de Campinas, por exemplo, tem 38.

Mencionou também que, em números absolutos, outras regiões tiveram número maior de casos. Citou novamente Campinas, onde foram registrados 3.509 roubos de veículos no primeiro semestre. Em Ribeirão foram 1.206.


Endereço da página: