Folha de S. Paulo


Copa reduz vendas no comércio de Ribeirão e junho tem pior resultado do ano

Com o aumento de dias parados por causa da Copa do Mundo, as vendas do comércio em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) atingiram o pior resultado do ano.

De acordo com dados do Sincovarp (sindicato do comércio varejista), a comercialização de mercadorias e serviços foi 3,76% menor que junho do ano passado.

É o segundo mês consecutivo que o comércio do município registra queda nas vendas. Em maio, também houve redução (de 0,11%), na comparação com maio de 2013.

Junho de 2014 atingiu um recorde negativo no setor. Em nenhum outro mês do ano as vendas tinham registrado um resultado tão ruim.

De acordo com Marcelo Bosi Rodrigues, economista do sindicato, a conjuntura econômica do país, com forte pressão inflacionária e baixo crescimento econômico, influenciou os resultados negativos. Porém, a Copa do Mundo agravou ainda mais o baixo desempenho do varejo.

O Brasil disputou sete jogos no Mundial. Segundo os comerciantes, os dias em que a seleção entrou em campo foram como feriados e registraram poucas vendas.

As perspectivas para o segundo semestre de 2014 não são positivas.

Segundo Bosi, os próximos seis meses devem ser "mornos" para o comércio varejista, principalmente, por causa das eleições.


Endereço da página:

Links no texto: