Folha de S. Paulo


Municípios da região de Ribeirão buscam aumentar uso de aeroportos

Com queda no número de passageiros, as prefeituras da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) estudam medidas e tentam recursos dos governos estadual e federal para ampliar as atividades em seus aeroportos, principalmente para o transporte de cargas.

No primeiro semestre deste ano, o número de passageiros nos cinco aeroportos da região caiu 4,6%, em relação ao mesmo período de 2013. Os terminais receberam 527.961 passageiros nos primeiros seis meses, 25.037 a menos que no ano passado.

A Prefeitura de Araraquara (273 km de São Paulo) vai fazer uma permuta com dois terrenos de 101.420 m² localizados no entorno do aeroporto Bartholomeu de Gusmão. O objetivo é ampliar a pista dos atuais 1.800 para 2.500 metros para receber aviões maiores.

Edson Silva/Folhapress
Prefeitura de Araraquara quer ampliar pista do aeroporto para receber aviões de carga
Prefeitura de Araraquara quer ampliar pista do aeroporto para receber aviões de carga

A Azul, que iniciou as operações no local no final do ano passado, anunciou que vai reduzir a quantidade de voos a partir de 31 de julho para um por semana.
A permuta será feita com terrenos que totalizam 15.850 m² nos bairros Jardim das Flores e Jardim Lupo 2. A troca foi autorizada pela Câmara.

Os terrenos, segundo a prefeitura, valem juntos cerca de R$ 1,945 milhão e os terrenos adquiridos, R$ 1,974 milhão. Por isso, o empresário dono dos terrenos ainda terá créditos tributários com o município, afirmou Antônio Martins, secretário municipal de Desenvolvimento.

"Estamos nos preparando juridicamente para quando a ampliação for liberada, termos as condições de executá-la", disse Martins.

"Não sei se há demanda para o transporte de cargas, mas Viracopos [aeroporto de Campinas] está estrangulado e o Estado vai precisar de opções", disse Martins.
outros casos

Em Ribeirão, as obras de ampliação e reforma para internacionalização do Leite Lopes segue sem prazo definido para começar. Mas já são a aposta da prefeitura para movimentar a economia, com a instalação de empresas no entorno do aeroporto.

Editoria de Arte/Folhapress

A Prefeitura de São Carlos (232 km de São Paulo) também tenta, sem sucesso, a internacionalização do aeroporto. O intuito é que o centro de manutenção de aeronaves da TAM receba aviões de outros países para serviços de conservação e reparos.

A companhia estima que com a internacionalização economizaria de U$ 100 mil a U$ 220 mil por serviço de manutenção aeronáutica prestado atualmente em São Carlos. A prefeitura diz que a medida geraria 600 empregos no município.

A Prefeitura de Barretos (423 km de São Paulo) tenta viabilizar operações comerciais no aeroporto, municipalizado em 2013. Os voos que teriam passageiros "garantidos" pelos pacientes do Hospital de Câncer, são vistos como opção para o terminal superar o déficit de R$ 175 mil obtido no ano passado.

José Bernardes Felex, professor da USP São Carlos, afirmou que a queda de passageiros reflete a retração na economia. Já Carlos Alberto Bandeira, da Unicamp, disse que o transporte de cargas depende do perfil das empresas da região de Ribeirão.


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