Folha de S. Paulo


Pronta, UPA está fechada há 2 anos em Barretos (SP)

Prontas há pelo menos dois meses, as UPAs (unidades de pronto-atendimento) de três cidades da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) ainda não foram inauguradas pela falta de equipamentos e profissionais para atendimento médico à população.

Barretos (423 km de São Paulo), Franca (400 km de São Paulo) e São Carlos (232 km de São Paulo) receberam, juntas, cerca de R$ 3,2 milhões do Ministério da Saúde para a construção das unidades de saúde.

De acordo com o ministério, se as unidades não estiverem em operação e atendendo ao público até setembro, as prefeituras poderão ter que devolver o recurso ao governo federal.

Em Barretos, o Ministério Público questionou a prefeitura pelo fato de a UPA, pronta desde junho de 2012, ainda não funcionar.

Segundo a prefeitura, a UPA ainda não foi inaugurada devido a falta de profissionais da área da saúde e dos equipamentos necessários.

Em nota, a prefeitura informou que o processo licitatório já foi aberto, mas não comentou a contratação de funcionários.

Flávio Okamoto, promotor de Direitos Humanos, disse que a Prefeitura de Barretos tem "má vontade" em inaugurar a UPA para continuar utilizando a Santa Casa do município para os atendimentos emergenciais.

Edson Silva - 3.abr.2014/Folhapress
UPA de Franca está pronta desde maio, mas ainda não tem previsão para ser inaugurada
UPA de Franca está pronta desde maio, mas ainda não tem previsão para ser inaugurada

"A UPA poderia desafogar os atendimentos da Santa Casa, que é a única unidade aberta a noite e aos finais de semana. Mas o prédio está abandonado há dois anos, talvez até precise de reforma para ser inaugurado", disse Okamoto.

Em São Carlos, as obras foram finalizadas em janeiro. No início do ano, a prefeitura informou que havia aberto licitação para comprar os equipamentos e analisava como iria contratar os cerca de 140 profissionais necessários para atendimento no local.

Procurada, a prefeitura não informou porque a unidade ainda não foi inaugurada e qual o novo prazo.

Em Franca, as obras que deveriam ter sido entregues em dezembro só acabaram em maio, segundo a prefeitura, houve atraso "por causa das chuvas". A prefeitura informou que os equipamentos começaram a ser comprados, mas não informou a previsão de inauguração.


Endereço da página: