Folha de S. Paulo


Cristais Paulista (SP) amplia racionamento de água por causa da seca

Sem alcançar os resultados esperados, o município de Cristais Paulista (414 km de São Paulo) ampliou o racionamento de água na cidade desde o domingo (20).

Agora, os cortes no abastecimento acontecem das 22h às 5h, desde a sexta-feira (18), e das 13h30 às 17h.

Segundo a direção do Saec (serviço de água e esgoto do município), a medida inicial não foi suficiente para recuperar o nível dos reservatórios para abastecimento.

A recuperação é importante para normalizar a captação por bombas numa das represas de abastecimento. Não há previsão de término para o racionamento.

Atualmente, a cidade é abastecida por três represas que captam água de duas nascentes que formam o ribeirão dos Cristais.

Segundo o engenheiro químico do Saec, Leonardo Querino, a represa principal está com o nível um metro abaixo da média para esta época. "A água não derrama por cima da barragem porque o nível está muito baixo."

O consumo de água no município aumentou em 12,5% desde o início do inverno –passou de 1,6 milhão de litro de água para 1,8 milhão.

"Aqui há muita plantação e canaviais próximos à área urbana, o que aumenta a poeira e faz com que os moradores gastem mais água lavando quintais", afirmou o engenheiro químico.

Com o uso de carros de som e a distribuição de panfletos educativos, a Prefeitura de Cristais Paulista iniciou uma campanha de conscientização para que a população reduza o consumo de água.

Além disso, a prefeitura realiza um estudo para analisar se é possível captar água de outros mananciais superficiais ou perfurar poços.


Endereço da página: