Folha de S. Paulo


Contra crise, especialistas dizem que é preciso melhorar gestão de prefeituras

Os municípios não devem depender exclusivamente de tributos estaduais e federais e precisam fazer um melhor planejamento orçamentário para combater crises financeiras como atual.

A avaliação é de especialistas ouvidos pela Folha.

"É comum os prefeitos nunca assumirem as suas responsabilidades e não falarem que podem ter uma gestão mais eficiente", afirmou Amir Khair, consultor e especialista em contas públicas.

Segundo ele, as situações expostas pelos municípios da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) não diferem das enfrentadas pelas demais localidades do país.

No entanto ele afirmou que, no geral, falta gestão de recursos nas prefeituras e previsão orçamentária eficiente.

"O ideal é que os prefeitos, em suas campanhas eleitorais, não façam promessas mirabolantes", afirmou.

Já o docente Adriano Henrique Rebelo Biava, da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP (Universidade de São Paulo), disse que as prefeituras têm de aprender a administrar a arrecadação dos tributos próprios.

Em Ribeirão, que enfrenta sucessivas dificuldades financeiras nos últimos anos, a Secretaria da Fazenda criou um grupo especial de trabalho no início do mês com o objetivo de identificar problemas na arrecadação municipal.

"A região tem um potencial econômico muito grande e não deve depender apenas dos repasses estaduais ou federais para a gestão municipal", afirmou.


Endereço da página: