Folha de S. Paulo


Lago em Jaboticabal (SP) ficará sem sete capivaras por causa de carrapatos

A Prefeitura de Jaboticabal (342 km de São Paulo) estuda um método para retirar sete capivaras que ficam próximas ao lago municipal, após constatar que o local está infestado de carrapatos.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Sérgio Nagaki, os animais serão levados para um local que não seja usado pelas pessoas para caminhadas.

O governo teme a febre maculosa, doença transmitida pelos carrapatos.

O secretário do Meio Ambiente, Sérgio Nakagi, disse que os animais continuarão no córrego Jaboticabal, mas distante do lago.

Uma cerca foi instalada para evitar que os animais pulem no lago.

"Não é fácil capturar as capivaras. Tentamos com gaiolas, mas os moradores próximos não gostaram da ação. Analisamos uma alternativa", disse.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, João Martins, caso haja demora na retirada das sete capivaras, elas podem se reproduzir.

A estimativa é que possam chegar a quase 20 animais nos próximos meses.

"Aguardamos uma posição da prefeitura sobre o caso, mas é certo que não vamos retirar as capivaras com gaiolas ou medicamentos", disse.

RIBEIRÃO

O parque Maurilio Biagi, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), foi interditado na terça-feira (8) depois de a prefeitura constatar infestação de carrapatos no local. Não há previsão de reabertura.

O governo da prefeita Dárcy Vera (PSD) promete limpeza geral e reforma no parque.


Endereço da página:

Links no texto: