Folha de S. Paulo


Obras do PAC vão melhorar mobilidade, diz Prefeitura de Ribeirão Preto

Sem previsão de início, as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal são a aposta da prefeitura para solucionar os problemas de mobilidade urbana em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

Em fevereiro, a administração assinou contrato que liberava R$ 413 milhões de investimentos -sendo cerca de 17% do governo local- para obras de saneamento, abastecimento e mobilidade.

Estão previstas a construção de quatro viadutos, quatro pontes, dois túneis, uma passarela e mudanças viárias em quatro avenidas. O convênio prevê o término das obras em quatro anos.

Edson Silva/Folhapress
Pedestre e ciclista utilizam ciclovia na Via Norte, uma das medidas previstas em obras de mobilidade
Pedestre e ciclista utilizam ciclovia na Via Norte, uma das medidas previstas em obras de mobilidade

Além das obras em locais específicos -a maior parte na região central-, o projeto prevê a construção de corredores de ônibus. O objetivo é aumentar a velocidade do transporte coletivo para incentivar o seu uso.

De acordo com a Transerp, nos horários de pico de trânsito o tempo médio de viagem dos ônibus é de 40 minutos. Nos carros, é de 20 minutos. A intenção é igualar o tempo das viagens.

Para incentivar o transporte público, o projeto prevê a construção de pontos de ônibus com horário das linhas e mapas delas e dos arredores.

O gerente de planejamento e projetos da Transerp, Fernando Antunes, que elabora o projeto de algumas obras de mobilidade do PAC, disse que o transporte coletivo era uma das exigências para a liberação da verba federal.

De acordo com Antunes, em uma cidade como Ribeirão, com a 17ª maior frota de veículos do país, a alternativa para a mobilidade urbana é o transporte coletivo.

Segundo ele, a prefeitura ainda não finalizou os projetos e por isso não é possível afirmar onde serão os corredores de ônibus. O projeto prevê a construção de 56 quilômetros de corredores.

OBRAS PREVISTAS

1) Viaduto na J. Gonçalves com Francisco Junqueira

2) Passarela entre a rodoviária e o camelódromo

3) Pontes nas ruas José Bonifácio e Visconde de Inhaúma, sobre o córrego

4) Túnel entre a Presidente Vargas e a Independência

5) 279 abrigos padronizados em corredores de ônibus

6) Dois terminais no centro e 8 mini-terminais em bairros

7) 56 km de faixas exclusivas para o transporte público

8) 30 km de ciclovias integradas ao transporte

9) Paisagismo ao longo da extensão do corredor


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