Folha de S. Paulo


Restauro descobre obra no Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP)

Depois de dois anos fechado para reforma e restauro, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (339 km de São Paulo), será reaberto nesta sexta-feira (30), às 10h.

A reabertura do museu traz a descoberta de um novo afresco em uma das paredes do imóvel – que acredita-se ser de Portinari, o que ainda será investigado.

"Foi uma grande descoberta durante a prospecção", afirmou Renata Motta, coordenadora da UPPM (Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico), responsável pelo suporte operacional dos museus no Estado.

De acordo com ela, foram feitas reformas completas nas edificações externa e interna e nas redes hidráulica e elétrica do imóvel.

"Outras pequenas reformas já haviam sido feitas, é uma casa do início do século 20, mas intervenção completa é a primeira."

Ainda conforme a coordenadora, o trabalho de restauração nas pinturas murais possibilitou a recuperação de tons e cores originais do museu, inaugurado em 1970.

O investimento total na casa, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura, foi de R$ 4,2 milhões.

As obras começaram após um laudo apontar desgaste em algumas pinturas.

Na solenidade da manhã desta sexta-feira será inaugurada ainda uma nova mostra de longa duração sobre o artista plástico de Brodowski, que retratou em sua obra a vida no município em que passou a sua infância e também a sua juventude.


Endereço da página: