Folha de S. Paulo


Onça capturada na zona sul de Ribeirão é levada para reserva ecológica

A onça-parda encontrada na copa de uma árvore na rotatória localizada em frente ao novo mercado municipal de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) na última terça-feira (20) foi solta na Reserva Ecológica Jataí, em Luiz Antônio (273 km de São Paulo), no final da tarde desta quarta-feira (21).

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o animal passou por avaliação e recebeu um colar de rastreamento da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

O objetivo é saber a localização da onça e como ela se comporta, segundo Alexandre Goucêa, chefe do bosque e zoológico de Ribeirão.

Alfredo Risk - 20.mai.2014/Futura Press/Folhapress
Onça-parda foi encontrada em árvore no bairro Nova Aliança na última terça-feira, em Ribeirão Preto
Onça-parda foi encontrada em árvore no bairro Nova Aliança na última terça-feira, em Ribeirão Preto

Também conhecida como suçuarana, a onça-parda pulou o muro de uma concessionária, que estava fechada, e depois correu até a rotatória, onde ficou até ser capturada pelo Corpo de Bombeiros, três horas depois.

O animal recebeu duas aplicações de dardos tranquilizantes e caiu dos galhos, sendo aparada com uma lona pelos bombeiros. De lá, foi encaminhada para o zoológico de Ribeirão.

Segundo Gouvêa, a onça está em boas condições de saúde e uma das hipóteses é que ela tenha deixado a Mata de Santa Tereza, também na zona sul.

A onça-parda é uma espécie ameaçada de extinção e o segundo maior felino das Américas, atrás apenas da onça-pintada.


Endereço da página:

Links no texto: