Folha de S. Paulo


'Vitrine' de Kassab, gestão Dárcy Vera (PSD) enfrenta crise política e financeira

Principal prefeitura paulista administrada pelo PSD de Gilberto Kassab, Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) enfrenta uma série de problemas políticos, agravados pela crise financeira.

Entre as dez maiores cidades do Estado de São Paulo, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ribeirão é o único município cuja prefeitura é comandada pelo PSD.

Márcia Ribeiro/Folhapress
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, e a prefeita Dárcy Vera posam para foto em encontro do partido
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, e a prefeita Dárcy Vera posam para foto em encontro do partido

No entanto, a gestão de Dárcy Vera enfrenta problemas em diferentes áreas. Uma das crises mais polêmicas é a que atinge a educação.

Sem verba, a administração chegou a admitir riscos de comprometimento da qualidade de ensino, de acordo com documento assinado pela própria secretária da pasta, Debora Vendramini.

Docentes reivindicam mais contratações. Além disso, o Conselho Municipal da Educação vistoriou escolas e constatou superlotação em salas e falta de estrutura para atendimento dos alunos em período integral.

OUTROS PROBLEMAS

Há ainda outros setores críticos, como a infraestrutura urbana, com a falta de água crônica e ruas esburacadas.

Em novembro do ano passado, a motociclista Aiana Dias, 25, morreu depois de perder o controle da moto ao passar em um buraco e bater numa árvore, na avenida Francisco Junqueira.

Para tentar resolver o problema, a prefeita recorreu à jornalista e empresária Isabel de Farias. Sem experiência na área –mas com um grande rol de contatos de empresários–, Isabel assumiu a Secretaria de Infraestrutura.

No mês passado, depois de Ribeirão ser castigada por um temporal e comerciantes reviverem o pesadelo das enchentes, Isabel admitiu que a cidade não está preparada para chuvas fortes.

Desde 2013, Dárcy tem convivido com inúmeros protestos. Em abril deste ano, integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram o Palácio Rio Branco, sede da prefeitura, para reivindicar transporte público na área rural.

A crise financeira também afastou fornecedores devido à falta de pagamentos.

Além dos problemas de gestão, Dárcy enfrenta um processo de cassação por suposto abuso de poder político. Segundo o Ministério Público Eleitoral, ela usou servidores comissionados na campanha à reeleição.

Em março do ano passado a Justiça cassou seu mandato, mas o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) anulou a sentença seis meses depois, sob a alegação de que houve cerceamento de defesa.

Na última semana, a Promotoria voltou a pedir a cassação da prefeita e do vice, Marinho Sampaio (PMDB). Dárcy alega que os servidores trabalharam nas férias.

No âmbito político, Dárcy encara o descontentamento de seus principais aliados: vereadores peemedebistas criticam a falta de diálogo.

Apesar dos problemas, Kassab disse que Ribeirão é uma "grande vitrine". "Não há nenhum prefeito no Brasil que diga não estar em dificuldade", afirmou. O mesmo foi dito por Dárcy Vera.

"Quase todos os municípios enfrentam crise pela grande demanda de responsabilidade que assumem."


Endereço da página: