Folha de S. Paulo


Depois das crianças, mulheres são tema de debates na Feira do Livro de Ribeirão (SP)

Depois de debater as condições das crianças no Brasil, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) realiza neste sábado (17) discussões sobre os direitos da mulher.

O evento terá um Salão de Ideias com a filósofa Márcia Tiburi (10h30), a militante política Clara Charf (18h30) e uma mesa de debates com participação da jornalista Ana Paula Padrão (16h). Todos serão no Pedro 2º.

O primeiro dia de debates teve uma discussão variada dentro do tema proposto, com orientação para as crianças e discussão sobre a qualidade do ensino no Brasil.

Edson Silva/Folhapress
Crianças assistem peça de teatro no parque Maurilio Biagi durante a Feira do Livro de Ribeirão Preto
Crianças assistem peça de teatro no parque Maurilio Biagi durante a Feira do Livro de Ribeirão Preto

O escritor Pedro Bandeira fez o primeiro Salão de Ideias da feira e deixou de lado o formato proposto pela organização do evento –em que um mediador coordena a apresentação do convidado.

Num tom de conversa de "avô para netos", despertou a atenção das crianças com suas "receitas de felicidade".

Ele disse viver para ensinar crianças –e, pacientemente, respondeu a todas as 78 perguntas feitas pelos alunos.

"O que diria para quem quer ser escritor?", perguntou uma aluna, de 12 anos. "Você vai ser", respondeu.

Segundo Bandeira, o saber é a única riqueza possível de ser conquistada e o acesso ao conhecimento é a chave para um futuro melhor. E, entre as estradas que podem ser percorridas, o da literatura, para ele, é a mais "gostosa".

O romancista Paulo Lins, autor do livro "Cidade de Deus", que deu origem ao premiado filme, criticou a má qualidade do ensino no país.

"Até os anos 30, existiam escolas públicas, mas eram só para brancos. Quando ela se universalizou e passou a atender a massa pobre, perdeu qualidade", disse.

Para ele, a falta de qualidade e desvalorização do professor são as causas da violência nas escolas e do baixo interesse dos alunos.


Endereço da página: