Folha de S. Paulo


Profetas de Aleijadinho podem ser vistos em 3D na internet

Um dos cenários mais majestosos da arte sacra brasileira, o conjunto de 12 esculturas de profetas bíblicos criado por Aleijadinho em Congonhas (MG), agora pode ser visitado até por quem nunca foi a Minas.

Um projeto da USP São Carlos recriou os personagens do Antigo Testamento num ambiente virtual 3D na internet.

As imagens estão disponíveis no endereço eletrônico www.aleijadinho3d.icmc.usp.br. Além da reconstrução do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, onde estão os profetas, há versões de adornos de igrejas de Ouro Preto feitos pelo artista Antônio Francisco Lisboa (1730-1814).

"Chegamos a considerar outras obras importantes", conta José Fernando Rodrigues Júnior, professor do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP.

"Mas é o bicentenário da morte de Aleijadinho neste ano", justifica.

A equipe, que contou com o professor Mario Alexandre Gazziro, com a historiadora Natalia Gonçalves e com alunos de graduação da USP, visitou as obras originais e utilizou um scanner 3D para obter imagens detalhadas.

Rodrigues Júnior diz que a ideia original era usar um scanner 3D desenvolvido pela empresa de Gazziro. Não deu certo. "Não registrava bem detalhes de textura."

A parceria com a empresa Leica Geosystems, fabricante de outra modalidade de scanner 3D, permitiu que o problema fosse resolvido.

Foi preciso empacotar os dados de modo que qualquer internauta possa ver os profetas em 3D (todo o ambiente ficou com 50 megabytes).

Foram colocados no site todos os detalhes técnicos. Os pesquisadores esperam que outros recriem sítios históricos na web.

"É como uma receita de bolo: para quem quiser fazer os próximos, a gente mostrou que é possível."


Endereço da página: