Folha de S. Paulo


Sem-terra deixam área invadida em fazenda em Serrana (SP)

Pela 11ª vez em seis anos, um grupo sem-terra que invadiu a área de uma fazenda em Serrana (313 km de São Paulo) foi obrigado pela Justiça a sair do local.

Nesta sexta-feira (9), a Polícia Militar e um oficial de Justiça cumpriram mandado de reintegração de posse nas terras da fazenda Martinópolis, que produz cana para a usina Nova União.

A retirada das cerca de 450 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) começou às 7h e seguiu até o fim da tarde. Não houve tumulto.

O advogado da usina, Rogério Daia, afirmou nesta sexta-feira que entrou com novo pedido de reintegração de posse, na última segunda-feira (5), no Fórum de Serrana.

Edson Silva/Folhapress
Policiais militares acompanham saída de sem-terra durante reintegração de posse em Serrana
Policiais militares acompanham saída de sem-terra durante reintegração de posse em Serrana

Cerca de 450 famílias estavam acampadas em barracas que ocupavam uma parte do terreno da fazenda, localizada às margens da rodovia Abraão Assed, desde o dia 1º.

O grupo do MST reivindica há seis anos a desapropriação da área para reforma agrária. Antes de invadirem a área de onde foram retirados nesta sexta-feira, o grupo já tinha montado acampamento em outra área em abril.

A intenção do MST é transformar o local em um grande assentamento.

De acordo com líderes do movimento sem-terra, a fazenda passa por um processo de execução fiscal, com uma dívida de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) de cerca de R$ 300 milhões.

O advogado da usina afirmou ter um documento de outubro de 2013 da Procuradoria-Geral do Estado que indica que as pendências fiscais chegam a R$ 21 milhões –valor não reconhecido pela usina, segundo ele.

Em nota, a Fundação Itesp (Instituto de Terras de São Paulo) informou que a fazenda Martinópolis já é alvo de ação de execução fiscal movida pela Procuradoria e que a reversão dessa área para o governo de São Paulo depende de transferência.


Endereço da página:

Links no texto: