Folha de S. Paulo


Ônibus passam a circular em Ribeirão Preto com duas catracas

Vinte ônibus do transporte coletivo de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) começaram a circular nesta quarta-feira (30) com duas catracas.

O objetivo é agilizar o embarque de passageiros e ganhar tempo no percurso do itinerário. A mudança foi implementada nos ônibus que fazem as linhas que atendem o Novo Shopping, Ribeirão Shopping, Hospital das Clínicas, Unaerp, avenida da Saudade, Campos Elíseos e avenida Dom Pedro.

De acordo com o gerente da Transerp (empresa de trânsito e transporte), Reinaldo Lapate, a estimativa é reduzir em ao menos pela metade o tempo com embarque dos usuários nos veículos.

"São ônibus que atendem a cidade como um todo", disse Lapate. Ainda de acordo com ele, transitam por essas linhas cerca de 10 mil passageiros por dia.

Edson Silva/Folhapress
Funcionários da Transerp testam sistema em catracas instaladas em 20 ônibus de Ribeirão Preto
Funcionários da Transerp testam sistema em catracas instaladas em 20 ônibus de Ribeirão Preto

A Transerp disse que a segunda catraca –atrás do motorista– foi inserida para ser usada por pessoas que precisam da liberação do funcionário, como aqueles que pagam a passagem com dinheiro, idosos e deficientes físicos (que precisam da liberação do cartão para circular).

A outra catraca será usada, na maior parte do tempo, por usuários que já possuem cartões de vale-transporte.

A mudança foi implementada pelo consórcio Pró-Urbano, responsável pelo transporte público em Ribeirão, e estava prevista no contrato de concessão do serviço, assinado em junho de 2012.

A Transerp informou que as duas catracas não serão inseridas nos outros ônibus da frota porque não há espaço.

MAIORES

Os ônibus que receberam a catraca adicional são do tipo "padron" –veículos maiores, que têm 13,2 metros de comprimento e capacidade para levar até cem passageiros (sentados e em pé).

De acordo com a Transerp, somente esses ônibus possuem espaço adequado para implantar as duas catracas.

O gerente da empresa afirmou ainda que esta é a segunda vez que Ribeirão adota a experiência de usar duas catracas no transporte coletivo.

A primeira ocorreu na década de 80, quando transitavam pela cidade os antigos trólebus (veículos elétricos).


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