Folha de S. Paulo


Greve cancela 260 consultas em São Carlos (SP)

Ao menos 260 consultas médicas agendadas em cinco unidades de saúde de São Carlos (232 km de São Paulo) foram canceladas nesta quarta-feira (23), segundo dia de greve dos servidores municipais.

Além das consultas, que precisarão ser reagendadas na rede municipal, procedimentos médicos e de enfermagem foram suspensos em duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em três USFs (Unidades de Saúde da Família), de acordo com a Prefeitura de São Carlos.

A greve prossegue nesta quinta-feira (24), de acordo com o Sindicato dos Servidores da cidade, já que não houve acordo em reunião realizada na quarta-feira entre a categoria e a administração, na gerência regional do Ministério do Trabalho.

Edson Silva/Folhapress
Servidores da saúde em frente à UBS do Cidade Aracy, em São Carlos; greve entra no 2º dia
Servidores da saúde em frente à UBS do Cidade Aracy, em São Carlos; greve entra no 2º dia

O governo fez nova proposta, a segunda desde o início das discussões, que contemplava reajuste salarial de 6,5%, sendo 5,68% referentes à correção da inflação pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), e 0,82% de aumento real.

A proposta inicial previa ganho real de 0,16%. A categoria quer, no entanto, 10% de reajuste salarial.

"Esse índice [oferecido pelo governo] já foi rejeitado, não atende o mínimo que a categoria pede. Amanhã [quinta-feira], nos reuniremos novamente", afirmou Adail Alves de Toledo, presidente do Sindspam (Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos).

A UBS do bairro Cidade Aracy foi a mais atingida pela paralisação dos funcionários, seguida pela UBS do bairro Azulville.

VAZIO

Na unidade de saúde da família do Aracy, somente uma funcionária terceirizada e um dentista estavam no local no final da manhã desta quarta-feira.

Já na unidade do programa no bairro Antenor Garcia, um servidor disse que a unidade estava fechada desde a manhã, após representantes do sindicato irem até o local e convencerem os servidores a aderirem à paralisação.

No local, dez consultas terão de ser remanejadas.

Os servidores não informaram quais setores paralisarão as atividades nesta quinta-feira.

Na terça-feira (22), dia em que a greve foi iniciada, interromperam as atividades funcionários do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos), agentes de trânsito e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

ACORDO

A Prefeitura de São Carlos informou na quarta-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, que acredita em um acordo com o Sindicato dos Servidores nesta quinta-feira, para evitar que a greve prossiga.

Segundo a administração, que confirmou ter feito a segunda proposta à categoria –de 6,5% de reajuste–, está prevista uma nova reunião na tarde desta quinta.

O encontro entre membros da diretoria do sindicato e da prefeitura tentará encerrar a paralisação.

Ainda de acordo com a assessoria do prefeito Paulo Altomani (PSDB), durante a reunião da quarta-feira foi solicitado que o sindicato respeite o percentual mínimo de trabalho e mantenha 30% de servidores nos setores e autarquias municipais.

O pedido, segundo o governo, foi feito para que não haja prejuízo aos serviços básicos à população.

Questionado, o sindicato informou cumprir essa determinação.


Endereço da página: