Folha de S. Paulo


'Únicos' no centro de Ribeirão, banheiros de praça estão em más condições

'Apertada' para usar o banheiro e com pressa para retornar ao trabalho, a gari Adriana Sierra, 38, teve que enfrentar fila para poder usar o banheiro da praça das Bandeiras, em frente à Catedral de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

Os banheiros da praça são a única opção pública para os frequentadores do centro desde a última sexta-feira (11), quando a prefeitura interditou o banheiro da praça 15 de Novembro, alvo de ações de vandalismo.

Apesar de ser a única opção, o banheiro da praça das Bandeiras tem manutenção precária e apenas dois sanitários disponíveis para uso.

Nesta segunda-feira (14) pela manhã, a Folha verificou que dos quatro sanitários femininos na praça, apenas um funcionava.

Em dois deles, a descarga estava quebrada e o outro estava com um vazamento. O único em funcionamento está sem fechadura na porta.

Dos três sanitários masculinos na praça, apenas um está disponível. No entanto, a cabine está sem porta.

"Há cinco dias, o banheiro feminino está com apenas um sanitário funcionando. Hoje [segunda], a fila está grande porque quem usava os banheiros na praça 15 veio para cá também", disse Adriana.

Edson Silva/Folhapress
Entrada dos banheiros na praça das Bandeiras, em Ribeirão; falta de manutenção impede uso total
Entrada dos banheiros na praça das Bandeiras, em Ribeirão; falta de manutenção impede uso total

Quem procurou o banheiro da praça 15 nesta segunda pela manhã reclamou da falta de aviso indicando o banheiro público mais próximo.

"Deveriam indicar aonde tem um banheiro próximo, só hoje [segunda] umas cinco pessoas pediram para usar o banheiro da loja", disse a vendedora Jéssica Cristina Barbosa, 18.

Os comerciantes disseram que só deixam clientes utilizarem os banheiros para evitarem sujeira, roubos e furtos nos estabelecimentos.

Sem banheiro próximo, eles disseram já ter visto alguns homens fazendo as necessidades fisiológicas em canteiros da praça.

A prefeitura informou que a ação de vandalismo ocorreu na madrugada de sexta-feira e o orçamento das obras ainda não foi finalizado.

Sobre os banheiros da praça das Bandeiras, a prefeitura afirmou que já providenciou o conserto. Mas não deu previsão para realizar os trabalhos de manutenção local.


Endereço da página: