Folha de S. Paulo


Abertura de portão em morro gera polêmica com protetores de animais em Ribeirão

A abertura de um portão de acesso ao Parque Morro do São Bento, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), causou polêmica na última sexta entre protetores que cuidam de gatos no local.

A entrada estava fechada havia dez anos e foi reaberta, segundo a prefeitura, para melhorar o acesso dos visitantes ao bosquezoológico Fábio Barreto, que integra o morro.

O portão fica próximo ao teatros Municipal e de Arena. Os protetores afirmam que o acesso coloca em risco gatos comunitários e outros animais que fazem parte da fauna do bosque, como cotias e pavões.

"Eles vão ficar mais sujeitos ao movimento de pessoas e carros", disse a protetora Walesca Telli, 33. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, há cem felinos no local –80% castrados e microchipados.

A Prefeitura de Ribeirão, no entanto, disse que não foi procurada pelos cuidadores para discutir o tema.

Os protetores, que criaram na internet a campanha "Não Abram a Porta do Bosque Fábio Barreto", ainda são contra eventos de grande porte no local.

O Teatro de Arena, que fica no parque, foi reinaugurado recentemente e deve receber ao longo do ano shows musicais.

A comissão de Meio Ambiente da OAB afirmou estudar os efeitos dos eventos na fauna e na flora e não descartou intervir para que os festivais deixem de acontecer no local.


Endereço da página: