Folha de S. Paulo


Ribeirão Preto teme possível infecção de sarampo durante a Copa do Mundo

A Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) está preocupada com a ameaça de possível infecção do sarampo durante a Copa do Mundo, de 12 de junho a 13 de julho. A seleção francesa ficará hospedada na cidade e a previsão é que turistas europeus a visitem.

Embora a doença esteja erradicada na região, os europeus enfrentam um problema sério em seu combate, segundo Ana Alice Castro e Silva, chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

"Nosso receio é de que tragam o sarampo. É uma doença de transmissão respiratória, portanto, de fácil contaminação", afirmou.

Ribeirão, escolhida como subsede da França, receberá a delegação no dia 1º de junho, segundo o plano municipal de ações para o Mundial, que contempla também outras preocupações.

A possível propagação dos vírus da dengue, da gripe e da Aids fizeram com que a prefeitura criasse ações específicas.

Uma delas é atender, durante a Copa, 24 horas por dia na unidade de saúde do Castelo Branco.

Edson Silva/Folhapress
Cristina Urtarelli, 48, retira preservativo na unidade de saúde do Castelo Branco, em Ribeirão Preto
Cristina Urtarelli, 48, retira preservativo na unidade de saúde do Castelo Branco, em Ribeirão Preto

Para combater o sarampo, até maio a secretaria quer ampliar as imunizações de pessoas de até 60 anos, sobretudo aquelas que terão contato com turistas. O estoque da vacina, de 2.800 doses por mês, foi aumentado em 20% para atender a demanda.

Segundo Fátima Neves, coordenadora do programa DST/Aids, haverá ainda aumento de 50% no número de camisinhas e gel lubrificante distribuídos gratuitamente em postos de saúde, hotéis, motéis e casas de prostituição.

Hoje a secretaria fornece, em média, 110 mil unidades por mês, segundo ela. "Sabemos que em grandes eventos há aumento no número de profissionais do sexo."

Perfil traçado pela Secretaria do Turismo de Ribeirão aponta que o torcedor francês é jovem, solteiro e tem interesse por festa e cerveja –num guia lançado pelo Estado, os destaques apontados na cidade são as cervejarias.

Contra a dengue, serão aumentadas vistorias em casas e no comércio e, para tentar evitar formas graves e mortes por influenza, a meta é cobrir 80% dos grupos de risco.

O plano indica ainda que urgências e emergências ficarão concentradas na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central e na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), que ganharão 30% mais medicamentos e insumos.

A Folha questionou anteontem a FFF (Federação Francesa de Futebol) sobre a imunização contra sarampo antes da viagem ao país, mas não houve resposta.

AS AÇÕES NA COPA EM RIBEIRÃO PRETO

Plano da prefeitura

- Aumentar a cobertura vacinal de sarampo entre pessoas de até 60 anos
de idade
- Intensificar a aplicação da vacina tríplice viral nos profissionais que terão contato direto com turistas, como taxistas e funcionários de hotéis e restaurantes
- Aumentar em 50% o número de preservativos e lubrificantes distribuídos gratuitamente
- Intensificar as ações de inspeção nos principais serviços de alimentação
- Distribuição de cartões de bolso com telefones de serviço para vítimas de violência sexual
- Evitar a disseminação da dengue, com intensificação de vistorias
- Aumentar em 30% os insumos na UBDS Central e na UPA (pronto-atendimento)

Plano da Polícia Militar e do Exército

- Suspensão das férias de todos os policiais militares durante a Copa (a partir de 12 de junho)
- Reforçar a região com 700 homens da PM que hoje estão no setor administrativo
- Permanência de quatro homens do Exército em tempo integral na cidade


Endereço da página: