Folha de S. Paulo


Prefeitura de Barretos (SP) testa nova Área Azul no centro

A Prefeitura de Barretos (423 km de São Paulo) testa a ampliação, em 135 vagas, da Área Azul no entorno do paço municipal.

A medida visa verificar o local como área de estacionamento rotativo, principalmente, para quem vai até à prefeitura.

A fase experimental vai até o próximo dia 10, com orientação aos motoristas.

Depois desse período, uma análise do novo local será feito. Após isso, quem desrespeitar as regras poderá ser multado pelos agentes de trânsito.

A cidade já conta com 662 vagas do estacionamento rotativo. As novas vagas também atenderão aos motoristas que estacionarem no entorno da praça São Benedito.

Edson Silva/Folhapress
Veículos estacionados no entorno da praça São Benedito, na nova Área Azul de Barretos
Veículos estacionados no entorno da praça São Benedito, na nova Área Azul de Barretos

O secretário de Administração de Barretos, Cléber de Moura Delalibera, disse que a prefeitura identificou a necessidade de implantar o sistema, após uma pesquisa de opinião com os moradores.

"Nós queríamos atender melhor quem procurava os serviços da prefeitura e vimos que a principal queixa era a dificuldade de estacionamento", disse Delalibera.

De acordo com o secretário, sem a rotatividade, apenas os funcionários da prefeitura estacionavam nas ruas do entorno e muitos motoristas desrespeitavam as vagas especiais para idosos e deficientes físicos.

O estacionamento rotativo terá o custo de R$ 2 por hora, assim como nos outros locais da cidade em que já funciona. Os talões serão vendidos em estabelecimentos comerciais do centro da cidade.

Além das vagas preferenciais, a prefeitura também demarcou seis vagas para carros do serviço municipal.

"Só 30% dos serviços municipais ficam na prefeitura, não podemos cobrar dos próprios servidores o estacionamento", disse o secretário.

TESTE

Durante o período de testes, a prefeitura vai avaliar a necessidade da ampliação da área azul e melhorias no trânsito.

De acordo com Delalibera, nesta segunda-feira (24) os fiscais da prefeitura identificaram a necessidade de aumentar os bolsões de estacionamento de motos.

A Área Azul será cobrada das 8h às 18h durante a semana e até as 12h aos sábados.

Apesar de não ter sido motivada pelo comércio, Delalibera disse acreditar que a medida pode ajudar os lojistas do centro da cidade.

"A ampliação vai criar uma rotatividade positiva no centro. Os funcionários terão que parar um pouco mais longe, esse é o único ponto contra da medida", afirmou.

A prefeitura também estuda a ampliação das vagas de Área Azul para outros locais da cidade, como no entorno da Santa Casa.


Endereço da página: