Folha de S. Paulo


Piloto que se ejetou durante voo permanece internado em Araraquara (SP)

O piloto do avião Super Tucano da Embraer que se ejetou durante um voo nesta quarta-feira (19) permanecia internado até as 15h30 nesta sexta-feira (21) no Hospital São Paulo, em Araraquara (273 km de São Paulo).

A informação foi confirmada por funcionários do local.

Segundo informações da Polícia Militar de Tabatinga (331 km de São Paulo), que fez o resgate, o piloto Carlos Alberto Gonçalves, 47, sofreu apenas escoriações.

A Embraer informou que não vai passar informações sobre o estado de saúde do piloto.

A Folha conseguiu contato telefônico com Gonçalves na tarde desta sexta-feira, mas ele disse que não poderia comentar sobre o incidente e, até mesmo, sobre seu estado de saúde.

O CASO

O incidente ocorreu na manhã de quarta, durante voo de treinamento, de acordo com a empresa.

Após ejetar o assento, o piloto aterrissou de paraquedas em uma área na zona rural entre Nova Europa (317 km de São Paulo) e Tabatinga (331 km de São Paulo).

Ele havia decolado de Gavião Peixoto (306 km de São Paulo), onde a Embraer possui uma pista de pouso e uma fábrica de componentes.

O segundo piloto da aeronave realizou o pouso na pista da unidade de Gavião Peixoto.

O caso será investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira.

De acordo com policiais militares de Tabatinga, o piloto disse que ficou assustado com uma manobra feita pela aeronave e decidiu pressionar o botão de ejeção.


Endereço da página: