Folha de S. Paulo


Piloto da Embraer se ejeta durante voo em Gavião Peixoto (SP)

Um piloto da Embraer se ejetou durante voo na manhã desta quarta-feira (19) próximo a Gavião Peixoto (306 km de São Paulo).

Ele estava a bordo de um Super Tucano, turbo-hélice militar fabricado pela empresa.

De acordo com policiais militares da vizinha cidade de Tabatinga, que atenderam a ocorrência, o piloto, que não teve o nome revelado, disse que ficou assustado com uma manobra feita pela aeronave e decidiu pressionar o botão de ejeção.

Após cair –de paraquedas– em uma área na zona rural entre Nova Europa e Tabatinga, foi socorrido apenas com escoriações, ainda conforme a polícia.

O segundo piloto da aeronave realizou o pouso normalmente. Segundo a empresa, o piloto ejetado está bem de saúde e não corre risco de morte.

Os pilotos faziam um voo de treinamento no momento do incidente e haviam decolado da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto.

O Super Tucano é um dos modelos com componentes fabricados na cidade.

Até a noite desta quinta-feira, ele permanecia internado no Hospital São Paulo, em Araraquara (273 km de São Paulo).

A Embraer não informou o que motivou a ejeção do piloto. O caso será investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira.

O Super Tucano é utilizado no Brasil e em mais oito países. Neste ano, a Embraer irá fornecer 20 aeronaves aos EUA, décimo país a adotar o modelo.


Endereço da página: