Folha de S. Paulo


Racionamento de água já atinge sete municípios da região de Ribeirão Preto (SP)

A falta de chuvas já obrigou ao menos sete municípios da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) a adotar o racionamento de água.

Juntos, Altinópolis, Batatais, Bebedouro, Cravinhos, Pitangueiras, Santa Rita do Passa Quatro e Serrana têm 287.496 habitantes, segundo o IBGE.

Em Batatais (352 km de São Paulo), onde o desabastecimento de água já é crônico, o racionamento foi adotado diariamente das 11h às 15h.

Segundo o diretor de Planejamento da prefeitura, Tadeu Soares Ramos Cabete, o calor fez com que o consumo de água crescesse 30% neste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em Pitangueiras (364 km de São Paulo), o corte é feito das 13h às 17h desde a segunda-feira (10). A cidade é abastecida por água subterrânea e pelo córrego Pitangueiras, que está abaixo do nível esperado para essa época do ano.

Bebedouro (381 km de São Paulo) adotou o racionamento nesta terça-feira (11). O corte de água é feito todos os dias das 13h às 17h, até que o nível dos reservatórios do município se estabilize.

Em Santa Rita do Passa Quatro (248 km de São Paulo), o corte no fornecimento não tem hora para acontecer. Quando o nível do reservatório cai, o racionamento é adotado até que ele volte ao normal. O corte pode durar até três horas por dia.

"Nós fechamos a saída quando chegamos à marca de 70 mil litros de água no reservatório. Então, deixamos encher até alcançar 1 milhão de litro", disse o diretor do Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, João Alex Baldovinotti.

A cidade é abastecida pelo córrego Passa Quatro e por uma adutora do rio São Valentim, de acordo com Baldovinotti.

Segundo ele, o consumo de água aumentou 66,7% em comparação ao mesmo período no ano passado. "O normal é de 200 litros por dia por habitante. Agora, estamos em 300", afirmou.

OUTRAS CIDADES

Serrana (313 km de São Paulo) iniciou o racionamento na sexta-feira (7). A programação é que o corte seja feito de sexta a domingo, das 22h às 6h. A cidade é abastecida pelo aquífero Guarani.

Segundo o diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto), João Paulo Scodonho, a medida foi tomada para evitar um desabastecimento causado pelo aumento do consumo de água que passou de 250 litros de água por dia por habitante para 300.

Em Altinópolis (333 km de São Paulo), o racionamento começou no dia 19 janeiro. Dependendo do nível do reservatório da cidade, o abastecimento é cortado é das 11h às 15h. A cidade conta com três fontes distintas de abastecimento.

Cravinhos (292 km de São Paulo) está racionando água há dez dias. O abastecimento é cortado diariamente das 13h às 17h, para toda cidade, exceto para o distrito industrial.


Endereço da página: